vacinação no rio grande do sul

Assembleia aprova compra de vacinas com recursos do Estado

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Em sessão plenária extraordinária virtual nesta terça-feira os deputados estaduais aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei (PL) 11, que autoriza remanejamentos no orçamento de 2021 para a possibilidade de compra de vacinas contra a Covid-19. Encaminhada pelo Poder Executivo no início do mês, a proposta foi aprovada por 53 votos a favor e nenhum contrário. 

O ano legislativo começou tumultuado na Câmara de Vereadores de Santa Maria

O governador Eduardo Leite (PSDB) afirma que a expectativa é de que, em março, o Ministério da Saúde amplie o envio de doses e ressalta:

- Ainda é pouco. Precisamos de mais velocidade, pois o cenário é muito crítico aqui no RS. Por isso, eu agradeço aos nossos deputados estaduais, que aprovaram o projeto que nos permite alterar o orçamento e fazer o remanejamento de recursos no volume que for necessário e suficiente para que façamos a aquisição direta das vacinas aqui no Estado - disse o governador.

O PL 11/2021 altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, reduzindo a previsão de déficit orçamentário de R$ 8,1 bilhões para R$ 3,6 bilhões, graças ao desempenho da arrecadação ter sido superior ao anteriormente previsto, ao impacto da Reforma Tributária e à lei federal que homologou o acordo relativo à Lei Kandir. 

Protesto contra medidas restritivas no setor noturno bloqueia ruas do Centro

A proposta também previa ajustes técnicos de redação na LDO, permitindo a excepcionalização de remanejamentos orçamentários necessários para a possibilidade de compra de vacinas e para o reconhecimento de despesas ligadas à desestatização de empresas.

Entidades divulgam nota em apoio ao PL que torna educação básica serviço essencial

EM NEGOCIAÇÃO
Conforme o governador, além de tratativas com a União Química, que fabrica a Sputnik V e que já está em negociação com o Ministério da Saúde, o Estado abriu outras frentes. Uma das conversas é com a Pfizer, que teve sua vacina aprovada para uso definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

- Não é uma tarefa simples, pois exige uma série de critérios e condições, mas não vamos descansar enquanto não tentarmos todas as frentes possíveis para acelerar esse processo de vacinação da nossa população - apontou Leite.

Por meio de uma rede social, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) diz que o trabalho da bancada do PT foi determinante para garantir recursos orçamentários para a compra da vacina pelo governo estadual. A aprovação da matéria, segundo ele, vai permitir maior autonomia do Estado e velocidade na imunização da população gaúcha.

(Com informações do governo do Estado)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura detalha ações em meio à Covid-19 junto ao Legislativo

Próximo

VÍDEO: pressão por 'normalidade' dá o tom da primeira sessão plenária da Câmara

Política